Skip to main content

Escolas de Ciência

Escola de Ciência 2020

Curso Verão com Ciência FCT | Escolas de Ciência: desafios, oportunidades pós
pandemia

O curso de verão “Escolas de Ciência: desafios, oportunidades pós pandemia" foi dirigido aos estudantes do ensino superior, inscritos num ciclo de estudos, que queriam conhecer, aprofundar e desenvolver competência em investigação e desenvolvimento na área da política e organização científica em Portugal.

Tratou-se de uma iniciativa que resultou da colaboração entre investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada (CICANT), da Universidade Lusófona.

Esta ação de formação integrou-se no âmbito do apoio especial “Verão com Ciência”, promovido pela Fundação para a Ciência a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), concedido a iniciativas integradas de I&D e formação superior em regime presencial. Os estudantes que integraram o curso, beneficiaram de uma bolsa de iniciação à investigação ou de investigação, no quadro do Regulamento de bolsas da FCT, obtida por meio de concurso público.

O plano de formação das “Escolas de Ciência: desafios, oportunidades pós pandemia” foi estruturado em sete módulos, que com exceção do último, estavam divididos em três componentes – formação, estágio e trabalho autónomo.

Total de horas: 448h | 17 ECTS

Financiamento

23 700,60 €
FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia 
Referência: Processo 56 (20/7/275)

Período

01.08.2020 a 31.10.2020

Duração

3 meses

Parceiros

CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada.

Investigadores

Publicações

  • Campello, P. (2021, 5 abril). Educação para cidadania no contexto do COVID-19. Plataforma Barómetro Social. Disponível aqui.
  • Farias, S. S. (2021, 2 agosto). O PISA 2018 e a educação STEM das raparigas. Plataforma Barómetro SocialDisponível aqui.
  • Koppe, B. (2021, 6 janeiro). Educação reinventada: rumo a 2030. Plataforma Barómetro SocialDisponível aqui.
  • Wassermann, J. (2021, 5 abril). O cinema científico enquanto ponte entre a imagem, o conhecimento e a realidade. Plataforma Barómetro Social. Disponível aqui.