Escolas de Ciência
Escola de Ciência 2020
Curso Verão com Ciência FCT | Escolas de Ciência: desafios, oportunidades pós
pandemia
O curso de verão “Escolas de Ciência: desafios, oportunidades pós pandemia" foi dirigido aos estudantes do ensino superior, inscritos num ciclo de estudos, que queriam conhecer, aprofundar e desenvolver competência em investigação e desenvolvimento na área da política e organização científica em Portugal.
Tratou-se de uma iniciativa que resultou da colaboração entre investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada (CICANT), da Universidade Lusófona.
Esta ação de formação integrou-se no âmbito do apoio especial “Verão com Ciência”, promovido pela Fundação para a Ciência a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES), concedido a iniciativas integradas de I&D e formação superior em regime presencial. Os estudantes que integraram o curso, beneficiaram de uma bolsa de iniciação à investigação ou de investigação, no quadro do Regulamento de bolsas da FCT, obtida por meio de concurso público.
O plano de formação das “Escolas de Ciência: desafios, oportunidades pós pandemia” foi estruturado em sete módulos, que com exceção do último, estavam divididos em três componentes – formação, estágio e trabalho autónomo.
Total de horas: 448h | 17 ECTS
Financiamento
23 700,60 €
FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Referência: Processo 56 (20/7/275)
Período
01.08.2020 a 31.10.2020
Duração
3 meses
Parceiros
CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada.
Investigadores
- Ana Benavente (CeiED)
- António Teodoro (CeiED)
- Carla Galego (CeiED) – Coordenação
- Elsa Estrela (CeiED)
- Filipa Lourenço (CeiED)
- Lucimar Dantas (CeiED)
- Maria José Brites (Cicant)
- Rita Grácio (Cicant)
- Sónia Vladimira Correia (CeiED)
- Teresa Teixeira Lopo (CeiED)
- Vitor Rosa (CeiED)
Publicações
- Campello, P. (2021, 5 abril). Educação para cidadania no contexto do COVID-19. Plataforma Barómetro Social. Disponível aqui.
- Farias, S. S. (2021, 2 agosto). O PISA 2018 e a educação STEM das raparigas. Plataforma Barómetro Social. Disponível aqui.
- Koppe, B. (2021, 6 janeiro). Educação reinventada: rumo a 2030. Plataforma Barómetro Social. Disponível aqui.
- Wassermann, J. (2021, 5 abril). O cinema científico enquanto ponte entre a imagem, o conhecimento e a realidade. Plataforma Barómetro Social. Disponível aqui.