Projetos
Educação Digital Inclusiva: Atelier de práticas reflexivas em ética digital
A pandemia COVID-19 acelerou o uso de Tecnologias Digitais Educativas (TDE), intensificando transformações tecnológicas como produção social. Em causa estão novas formas de conhecimento, interação e ação na escola entre professores/as, alunos/as e comunidade. Este cenário tem-se caracterizado por insuficientes reflexões éticas que acompanhem os usos intensificados e a rápida transformação das TDE nas escolas. Dessa ausência, decorre o potencial agravamento da exclusão e discriminação de pessoas e comunidades educativas.
Por meio da ética digital, práticas desinformadas entre plataformas e recursos de ‘ação automática’, podem dar lugar a práticas reflexivas que fortalecem a promoção da dignidade humana. A escola, como espaço de produção de justiça social, deve investir no seu compromisso de educação inclusiva na Digitalização de Experiências e Processos Educativos.
Este projeto exploratório tem como objetivo geral compreender a relevância, aplicabilidade e sustentabilidade da dimensão ética no uso e interpretação de TDE, promovendo colaborações entre Professores/as do Ensino Básico (PEB) e Investigadores/as do Ensino Superior (IES), com vista a elaborar princípios orientadores para a definição de práticas pedagógicas (socialmente) justas, (tecnologicamente) inovadoras e (didaticamente) responsáveis em ética digital.
Objetivos
Como objetivos específicos, pretende-se: (i) identificar práticas pedagógicas de PEB a nível nacional; e (ii) criar um atelier de práticas reflexivas em ética digital, por meio de uma série de ações integradas, envolvendo IES e PEB, interessados/as na temática.
As questões de investigação são:
QI.1. Como a dimensão ética é mobilizada por PEB para garantir capacidade de ação, interpretação, segurança e responsabilidade no uso de TDE com alunos/as?
QI.2. Que desenvolvimentos científicos e tecnológicos promovidos por IES sobre ética digital contribuem para a justiça social na escola?
QI3. De que forma a ética digital pode ser estruturada como valor social, tecnológico e didático na promoção da digitalização de experiências e processos educativos?
Equipa de Investigação
- André Freitas (PI), CeiED, Universidade Lusófona
- Alcina de Oliveira Martins, CeiED, Universidade Lusófona
- Dulce Franco, CeiED, Universidade Lusófona
- João Filipe Matos, CeiED, Universidade Lusófona
- Judite Primo, CeiED, Universidade Lusófona
- Leanete Thomas Dotta, CeiED, Universidade Lusófona
- Lucimar Dantas, CeiED, Universidade Lusófona
- Marlene Chaves, CeiED, Universidade Lusófona
- Vanessa Russo, CeiED, Universidade Lusófona
Parceiros
- Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultura
- Colégio Doutoral Ciência Cidadã
- Fórum de Ciência Pública
ReLeCo(s) associada(s)

- Período Date
03.2025 a 03.2026 - Financiamento Funding
CeiED Seed Projects (5.ª edition) - 5 000 EUR - Referência do Projeto Project Reference
PE-CEIED-4/002/2024