Skip to main content

Notícias

Investigadores/as do CeiED no European Conference on Educational Research, em Belgrado, Sérvia

As investigadoras Elsa Estrela, Leanete Thomas Dotta, Lucimar Dantas, Vanessa Russo e o investigador André Freitas participaram no European Conference on Educational Research (ECER), que decorreu em Belgrado, Sérvia.

A presença do CeiED no congresso reforçou não apenas a visibilidade internacional da investigação desenvolvida, mas também o fortalecimento do relacionamento entre os polos de Lisboa e Porto, promovendo um ambiente colaborativo e de proximidade entre investigadores/as. O encontro constituiu igualmente uma oportunidade valiosa para estabelecer novos contactos e redes de colaboração, abrindo portas a futuros projetos conjuntos.

A investigadora Elsa Estrela apresentou uma comunicação intitulada Teacher Agency and Curriculum Autonomy in Educational Policies in Portugal between 2015-2024: improving Teacher profissionalism?, onde apresentou o projeto ACT4WBeing: projeto financiado pelo SEED ILIND, integrado na ReLeCo 1 do CeiED Políticas Públicas e Governação em Educação.

A investigadora Leanete Thomas Dotta apresentou o estudo intitulado Teacher Shortage and Career Transition: understanding the motivations and challenges of Highly Qualified Professionals in Portugal, em conjunto com o Investigador André Freitas, um estudo integrado na ReLeCo 4 do CeiED: Formação, Profissionalismo e Identidades Docentes.

André Freitas também apresentou o seu projeto individual: Teacher 's Future Lives in Humanised Digital Professional Developments: Launching a 6-year Narrative Research Project to Imagine Hopeful Educational Futures no formato de simpósio intitulado “Teacher Professional Learning and development in the Digital Era” com colegas de Universidades da Suíça, Itália e Estados Unidos da América (Florida).

Lucimar Dantas e Vanessa Russo apresentaram duas comunicações sobre o projecto LINKING, financiado pelo seed ILIND e integrado na ReLeCo 5 Aprendizagem & Inovação. As comunicações intituladas: Language as a factor in critical thinking - an EEG study e Bridging language comprehension and critical thinking: A neuroimaging study estiveram integradas na sessão sobre “Future Visions”.

A participação no ECER 2025 reafirma o compromisso do CeiED em contribuir para a reflexão e inovação na investigação em educação, potenciando sinergias nacionais e internacionais para o futuro.